Dicas - 25/09/2019

Tudo que você precisa saber sobre energia fotovoltaica

Com a constante busca por produção de energia sustentável, você certamente já deve ter ouvido falar em energia fotovoltaica. Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre como ela é produzida, seus custos e benefícios. Se você é uma dessas pessoas, confira as principais informações sobre a modalidade de energia que mais cresce no país.

Afinal, o que é energia fotovoltaica?

É a energia produzida a partir da luz solar, ou seja, ela ocorre através da conversão direta da luz em eletricidade e este processo é chamado de efeito fotovoltaico. O que pode causar espanto é que esta energia pode ser gerada até mesmo em dias nublados ou chuvosos, entretanto, a produção de energia aumenta proporcionalmente à quantidade de radiação solar.

Como a energia fotovoltaica é produzida?

A luz solar é convertida em energia por meio de células fotovoltaicas que geralmente são produzidas com material semicondutor. O processo acontece quando a luz solar incide sobre a célula fotovoltaica e faz com que os elétrons se movam e gerem eletricidade.

O painel solar é composto por diversas células fotovoltaicas e é instalado geralmente no telhado da construção. Esses painéis são conectados a um aparelho chamado inversor solar. O inversor é responsável por converter a energia solar dos painéis em energia elétrica, em termos técnicos, ele transforma a corrente contínua em corrente alternada.

A energia que sai do inversor vai diretamente ao quadro de luz da sua casa ou empresa e alimenta tudo que está conectado às tomadas e rede elétrica do prédio.

E quando eu produzo mais energia do que gasto?

Nem sempre você consegue utilizar toda a energia produzida pelos painéis solares, então neste caso o excesso de eletricidade retorna para a rede elétrica por meio do relógio de luz bi-direcional. Este equipamento é capaz de medir a energia que você consome quando não consegue gerar energia suficiente para suprir sua demanda e também mede a energia injetada à rede distribuidora.

A energia que retorna para a companhia elétrica se transforma em créditos que podem ser utilizados em momentos que você produzir uma quantidade menor que a demanda. Os créditos de energia são mensurados em kWh e ficam disponíveis nos próximos meses. Cada companhia elétrica possui suas regras específicas de utilização que variam de acordo com a classe de consumo, mas os créditos são regulamentados pela ANEEL – agência Nacional de Energia Elétrica.

Vantagens

Se você ainda não está convencido sobre os benefícios da energia solar fotovoltaica, separamos quatro motivos para acabar com as suas dúvidas:

  • O custo dos painéis solares caiu consideravelmente nos últimos anos e esta alternativa está cada vez mais acessível e econômica.
  • É uma modalidade de produção de energia elétrica que demanda pouca manutenção.
  • O Brasil possui um enorme potencial energético solar. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, no local menos ensolarado do nosso país é possível gerar mais eletricidade solar do que no local mais ensolarado da Alemanha, que é referência mundial no uso de energia fotovoltaica.
  • A energia solar é considerada a mais sustentável, já que a poluição produzida na fabricação dos painéis solares é totalmente controlada.

Novidade

Quem possui placas fotovoltaicas e piscina em casa precisa conhecer outra inovação em aquecimento: Cálidas.
Clique aqui para saber mais.

Copyright © 2019 Divina Lux. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Textuau!